domingo, 22 de janeiro de 2012

Vírus da gripe das aves faz segunda vítima num mês


Um habitante do sudoeste da China morreu hoje devido a uma infeção pelo vírus da gripe das aves, naquele que é o segundo caso registado no país em cerca de um mês, noticiou a agência Nova China.

O homem, de 39 anos, começou a ter febre a 06 de janeiro, tendo sido hospitalizado quinta-feira em Guiyang, capital da província de Guizhou. O seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente, tendo morrido hoje.

As análises realizadas confirmaram que a morte foi causada por uma infeção com o vírus H5N1, comummente designado de vírus da gripe das aves.

Em finais de dezembro, o condutor de um autocarro de Shenzhen, no sul da China, morreu com gripe aviária.

Este caso - que figurou como o primeiro na China em 18 meses - reavivou os receios quanto a um novo surto da gripe das aves no país, e surgiu depois das autoridades sanitárias de Hong Kong terem ordenado o abate de cerca de 20 mil frangos após duas aves terem dado positivo a H5N1.

O H5N1 raramente afeta seres humanos e normalmente só aqueles que mantêm um contacto próximo com aves infetadas, mas é mortal em 60 por cento dos casos.

A Organização Mundial de Saúde estima que, desde 2003, já tenham morrido 336 pessoas por causa do vírus, de um total de 573 casos confirmados, em todo o mundo.

fonte: DN