quinta-feira, 11 de abril de 2013

Transmissão do vírus H7N9 entre humanos sem provas


Um responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje não existirem provas que o vírus da gripe aviaria H7N9 esteja a ser transmitida entre pessoas na China, apesar de membros da mesma família terem adoecido com problemas respiratórios.

"Embora desconheçamos a fonte da infeção, neste momento não há provas de uma sustentada transmissão de humano para ser humano", disse Michael O'Leary, representante da OMS na China, citado pela agência France Press.

A preocupação surgiu em Xangai depois de dois filhos de uma das primeiras vítimas mortais do novo surto de gripe aviária terem contraído doenças respiratórias, mas as autoridades sanitárias chinesas negaram que os dois casos estejam relacionados com o vírus H7N9.

A OMS confirmou aquela avaliação.

"Os laços familiares levantam a possibilidade de uma transmissão de humano-para-humano, mas em ambos os casos isso não foi laboratorialmente confirmado", disse O'Leary.

O primeiro caso de contaminação de um ser humano pelo vírus H7N9 na China foi anunciado há apenas uma semana.

Desde então foram registados 21 casos, seis dos quais mortais, todos no leste da China, e em particular Xangai, onde ocorreram quatro das mortes.

O representante da OMS em Pequim elogiou a transparência das autoridades chinesas acerca do surto.

"Estamos muito satisfeitos e agradados com o nível de informação partilhado e acreditamos que temos sido plenamente informados e atualizados acerca da situação", disse O'Leary.


Sem comentários:

Enviar um comentário